30.10.09

sem meios termos


O que vale mais, ouvir a razão ou a emoção? O mais sensato seria ouvir os dois, equilibrando-os em uma balança. Mas sabemos que isso não acontece, ou melhor, é muito difícil pesar os dois em uma mesma balança e não sair perdendo. Há quem diga que ouvir a emoção nos permite sugar tudo de bom que há por vir, mas também, há quem diga que o coração é traiçoeiro, então prefere ficar em 'cima do muro'. Mas será que a questão se resolve simplesmente por você decidir não escolher? Será que não seria mais fácil dar ouvidos a apenas um, para assim, ver no que vai dar? Claro que nem todas as decisões são fáceis, que pensar antes de agir é muito importante. Nos confrontamos todos os dias com escolhas e alternativas. Ficamos em duvida na mais simples tarefa, desde que roupa iremos usar hoje, até em questões mais decisivas, como por exemplo, se devo ou não casar com aquela pessoa.
Para isso, olhamos os dois lados da moeda. Talvez pelo caminho mais fácil, seria melhor jogar e escolher entre cara ou coroa. Mas daí não estaremos dando a real importância ás coisas. Pela razão, entraremos em um caminho, talvez mais difícil, mas com uma certeza. Já pela razão, ficaremos entre o duvidoso, mas pode ser que disfrutemos de coisas que não surgiriam no caminho da razão. Mas se ficarmos no meio termo, teremos muito a perder. Escolha difícil essa, afinal, quem sou eu? sou mais emoção do que razão, ou será que sou toda razão? Sinceramente a razão me dá boas chances de pensar no que fazer depois, ao contrário da emoção que me dará muitas chances pra pensar no arrependimento de minha decisão. E você, qual é a sua decisão, você é razão ou emoção?




pauta para o blorkutando*

3 comentários:

  1. Em outros tempos eu diria que o correto seria seguir sempre a razão. Mas hoje acho que cada caso é um caso. A emoção pode ser a melhor opção em alguns casos. Ok, ainda prefiro a razão!

    (www.pollyok2.zip.net)

    ResponderExcluir
  2. To a fim de encontrar um equilíbrio... mas vou de um extremo a outro!!!
    Achei seu blog maneiro! Vou seguir!
    Passa no meu se der!
    Bises!!

    ResponderExcluir

Que sua leitura tenha sido agradável! Se quiser se expressar, as portas estão abertas. Comentários respondidos nos blogs de origem.